São Pedro da Aldeia comemora 407 anos de fundação com tradicional Desfile Cívico

1

O Centro de São Pedro da Aldeia foi tomado pelo clima festivo, alegria e brasilidade nesta quinta-feira (16/05) durante o tradicional Desfile Cívico Escolar. Com o tema “São Pedro da Aldeia canta Brasil: História, Cultura e Alegria”, a programação marcou as comemorações pelo aniversário de 407 anos de fundação do município, celebrado em 16 de maio. O evento reuniu mais de três mil participantes, incluindo escolas, ONGs, projetos sociais e instituições públicas e privadas, além de bandas marciais. O desfile é organizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação.

Desfile Cívico Escolar deste ano teve como tema “São Pedro da Aldeia canta Brasil: História, Cultura e Alegria”
Fotos: Alice Nunes/Divulgação PMSPA

A programação teve início com o rito oficial de hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, conduzido pelo prefeito Fábio do Pastel e outras autoridades civis e militares em três locais: na Câmara Municipal, na sede da Prefeitura e na Praça Plínio de Assis Tavares, conhecida como Praça do Canhão, com acompanhamento da Orquestra Sons da Aldeia, importante equipamento cultural da cidade. Em seguida, as autoridades participaram de um café da manhã na Casa dos Azulejos.

Programação teve início com o rito oficial de hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal em três pontos da cidade
Fotos: Cleydson Alan/Divulgação PMSPA

O Desfile Cívico foi iniciado pelo prefeito Fábio do Pastel, acompanhado por vereadores e membros do secretariado municipal, percorrendo o mesmo trajeto dos alunos, desde a Avenida São Pedro, na altura da Praça Hermógenes Freire da Costa, até a Praça Agenor Santos (Praça da Matriz), enquanto carregavam a bandeira do município. Em seu discurso oficial, o prefeito destacou: “Quero agradecer e parabenizar a Secretaria de Educação e todos os envolvidos nesse belo desfile. A palavra é gratidão. Gratidão por São Pedro da Aldeia nesses 407 anos, por todos nós estarmos aqui presentes motivando nossas crianças, nossos filhos. Isso é muito importante. E nós vamos continuar lutando pelo melhor para os alunos, pela nossa cidade, nossas escolas e pelo desenvolvimento do nosso município. Já reformamos e ampliamos 17 escolas, inúmeras empresas estão chegando e hoje nós temos na nossa cidade mais de 5.800 alunos matriculados nos projetos esportivos nos bairros. Enquanto nós estivermos à frente da Prefeitura, podem contar com o nosso trabalho”.

Desfile Cívico foi aberto pelo prefeito Fábio do Pastel ao lado de vereadores e do secretariado municipal
Fotos: Alice Nunes, Cleydson Alan e Renan Freitas/Divulgação PMSPA

Mais de 40 escolas da rede de ensino municipal, estadual e particular marcaram presença no Desfile Cívico deste ano, ao lado de entidades e organizações sociais, proporcionando um verdadeiro show de talento e criatividade ao desfilar na avenida. Embalados pelas bandas marciais, os estudantes, educadores, artistas, dançarinos e personalidades convidadas encantaram o público e as autoridades municipais, civis e militares, que acompanhavam de perto do palanque montado na Praça da Matriz.

Embalados pelas bandas marciais, estudantes levaram para a avenida um verdadeiro show de talentos e criatividade
Fotos: Alice Nunes e Cleydson Alan/Divulgação PMSPA

Na avenida, os 407 anos de história e as tradições do povo aldeense foram exaltados em figurinos, adereços e cartazes, que traziam mensagens e elementos alusivos à ancestralidade indígena e africana, às riquezas naturais e aos patrimônios materiais e imateriais do município, passando pela pesca, a atividade salineira, a literatura, o artesanato e os monumentos históricos. As cinco grandes regiões do país, Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, também ganharam representação temática, reforçando a influência das diferentes manifestações culturais brasileiras sobre as tradições locais.

Na avenida, os 407 anos de história e as tradições do povo aldeense foram exaltados em figurinos, adereços e cartazes
Fotos: Cleydson Alan e Alice Nunes/Divulgação PMSPA

A secretária de Educação, Sheila Atalla, comentou sobre o evento: “Este ano, temos mais de 3.500 alunos envolvidos, representando todas as 42 escolas municipais. O Desfile é uma tradição muito especial para a cidade, que cultivamos com muito carinho. Ficamos três anos sem poder realizar esse evento devido à pandemia, retornamos no ano passado e foi um sucesso. O tema deste ano enfocou a história e a cultura de São Pedro da Aldeia, com o objetivo de fazer com que cada cidadão se sinta pertencente, conheça e valorize sua história e suas raízes.”

Evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação
Fotos: Alice Nunes, Cleydson Alan e Renan Freitas/Divulgação PMSPA

Marco na história da cidade, a chegada da Base Aérea Naval na década de 1960 – a única no país – também ganhou destaque no evento, inclusive com o desfile de um pelotão de 29 oficiais e praças representando o Complexo Aeronaval. “É uma satisfação participar do aniversário da cidade, que é a nossa casa, a morada da Aviação Naval. A Marinha do Brasil, aqui representada pela Aviação Naval, faz questão de estar presente e mostrar o orgulho de estarmos sediados em São Pedro da Aldeia. A Marinha e a Prefeitura têm construído uma excelente parceria, a qual resulta em eventos como a Corrida Morada da Aviação Naval, o Passeio Ciclístico e muitos outros já programados para agosto desse ano. Parabéns São Pedro da Aldeia pelos seus 407 anos e parabéns à prefeitura por esta belíssima festividade”, destacou o comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Emerson Gaio Roberto.

Única no país, Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia também esteve representada no Desfile Cívico
Fotos: Alice Nunes/Divulgação PMSPA

O desfile das escolas foi capitaneado pelas crianças da Creche Municipal Comunitária Tia Fátima, do bairro Campo Redondo, carregando adereços que faziam referência aos patrimônios e atividades econômicas da cidade, além do clima festivo de aniversário. “Somos a primeira creche inaugurada no município, a maior e a única que atende creche I. Abrir o Desfile Cívico é muito importante e gratificante para nós, pois é a oportunidade de mostrarmos nosso trabalho e a evolução das crianças”, destacou Janete Marinho, atual diretora da unidade e servidora pública na creche há 19 anos.

Desfile das escolas foi capitaneado pela Creche Municipal Comunitária Tia Fátima, a creche mais antiga da cidade
Fotos: Alice Nunes/Divulgação PMSPA

A advogada Ana Paula Araújo Ribeiro, acompanhada de sua filha Sofia, de oito anos, fez questão de comparecer ao desfile para acompanhar sua filha mais velha, Maria Luiza, de 11 anos, estudante da Escola Almirante Carneiro Ribeiro. “Sempre acompanhei o Desfile Cívico na cidade, mas esta é a primeira vez que a minha filha está participando. Ela ficou muito feliz e super orgulhosa. A Prefeitura está de parabéns pelo evento, está tudo lindo e muito bem organizado“, destacou Ana Paula, moradora da cidade há 28 anos.

Fotos: Alice Nunes/Divulgação PMSPA

Do bairro Fluminense, o casal Rosele e Fábio Mendes também marcou presença para assistir ao desfile de seus filhos Mateus, de 10 anos, e Daniel Massa, de oito, ambos alunos da Escola Municipal Profª. Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro. “Há quase 10 anos que moramos na cidade e esta é a segunda vez que nossos filhos desfilam. Eles sempre ficam muito empolgados, e nós ficamos felizes em apoiar. É ótimo ver o incentivo da Prefeitura a este evento, pois as crianças adoram participar e se sentem valorizadas. O prefeito demonstra um olhar especial para a Educação, o que é muito bacana e importante para o nosso município”, destacou a mãe.

Fotos: Cleydson Alan/Divulgação PMSPA

O desfile também destacou o trabalho de inclusão social promovido pelo município, com especial ênfase na participação da Escola de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade (EMESPP). Desde 2022, essa instituição tem desempenhado um papel fundamental no processo educacional de crianças portadoras de deficiência intelectual, deficiência múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA), com idades a partir de seis anos.


Sob o tema “Somos a alegria que contagia o mundo”, os alunos da EMESPP trouxeram vida e cor para a avenida, sendo calorosamente recebidos com aplausos. Jucelino Ramalho, diretor da unidade, expressou sua satisfação com a participação: “Este ano trouxemos um grupo de 26 alunos, todos muito animados e felizes por participar. O Desfile Cívico é um evento cultural de grande importância para a cidade, e para nossas crianças é uma excelente oportunidade, porque elas se sentem incluídas e têm a oportunidade de socializar”.”

EMESPP reforçou mensagens de alegria e inclusão social
Fotos: EMESPP/Divulgação PMSPA

O evento também contou com a participação especial de crianças, adolescentes e jovens integrantes de projetos sociais e organizações atuantes na cidade, como o Rotary Club, as Amigas da Mama, o Viva Vida Mulher, o Centro Cultural Passos-Ballet, o Grupo Escoteiro, o Programa Forças no Esporte (PROFESP), a 48° Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que atende crianças e jovens da cidade com necessidades especiais, além da Cruz Vermelha de Cabo Frio, do Ballet Municipal e da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes. A cantora Maria Eduarda Santos, ex-estudante da Escola Municipal do Vinhateiro, também se apresentou.


Organizações e entidades sociais atuantes na cidade também participaram da programação
Fotos: Alice Nunes/Divulgação PMSPA

Também estiveram presentes no evento o Comandante da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, Capitão de Mar e Guerra Robertson Diogo Melo; o vice-prefeito Julio Lopes, os secretários municipais de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves; de Planejamento e Gestão, Paulo César de Souza, de Cultura, Thiago Marques; de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches; de Governo, Luiz Fernando Junior; de Fazenda, Renaldo Martins; de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani; de Saúde, Maria Márcia Sampaio; de Assistência Social e Direitos Humanos, Aline Rosa; de Administração, Roberta Magalhães; de Serviços Públicos, Raimundo Pereira; de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira; de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro; de Esporte e Lazer, Ricardo Ramos; de Turismo, Cláudia Tinoco; a controladora-geral do município, Danielle Prudente; e o procurador-geral do município, Peter Samerson; além do presidente e do vice-presidente da Câmara Municipal, Denilson Guimarães e Franklin Ribeiro, e os vereadores Jean Pierre, Mislene Conceição, Francisco de Assis, Cristianey de Souza, Fernando de Souza, José Victor Coutinho e Marcio Soares. O Monsenhor João Alves Guedes, pároco da Paróquia São Pedro, também marcou presença.

Fotos: Renan Freitas/Divulgação PMSPA
Matéria publicada originalmente no site: https://pmspa.rj.gov.br/.

Galeria de Fotos