Prefeitura aldeense realiza campanha de prevenção à violência contra a mulher nas escolas municipais

201

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, realiza ações nas unidades escolares municipais a fim de abrir espaços de conscientização e informação acerca da prevenção e do combate à violência doméstica. A iniciativa é inspirada pelo Mês da Mulher, celebrado em março, e conduzida pela Coordenação de Educação Preventiva.

O objetivo da ação é promover atividades para difundir conhecimentos sobre a Lei Maria da Penha e os mecanismos de assistência e denúncias existentes contra a violência doméstica. As atividades também integram a comunidade no combate à violência contra a mulher e buscam capacitar educadores, impulsionar a reflexão crítica entre alunos, profissionais da educação e membros da sociedade civil.

Fotos: Reprodução/SEMED

A campanha da Coordenação de Educação Preventiva conta com a parceria da Patrulha Maria da Penha, grupamento especial de combate à violência doméstica da Guarda Civil Municipal de São Pedro da Aldeia. A equipe da GCM traz informações importantes sobre a Lei Maria da Penha e sobre feminicídio, além de tipos de violências e onde pedir ajuda em caso de ocorrências.

Fotos: Reprodução/SEMED

A coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa, falou sobre a iniciativa. “Infelizmente a violência doméstica é  uma realidade na vida  de muitos dos nossos alunos. É um assunto polêmico, mas necessário de ser abordado. Esse momento possibilita abrir um espaço de reflexão e informações importantes sobre a temática. Ter a parceria com a Patrulha Maria da Penha só vem fortalecer essas ações”, destacou.

Fotos: Reprodução/SEMED

A agente da Patrulha Maria da Penha, Rosana Andrade, destacou a importância da ação. “Essa parceria da Patrulha Maria da Penha da guarda Civil Municipal e Secretaria de Educação em realizar palestras nas escolas sobre o combate à violência contra as mulheres é de extrema importância. A violência contra a mulher é reconhecida como uma questão de saúde pública, afetando gravemente a saúde física e mental das mulheres, meninas e suas famílias. Diante disto, essas palestras não apenas sensibilizam os alunos, mas também os capacitam a reconhecer, denunciar e prevenir a violência contra a mulher, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária e segura para todos.

A campanha já esteve presente na E. M. Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães (Fluminense), E. Mz. José Guimarães (Porto da Aldeia), E. M. Profª Maria da Glória Santos Motta (Praia Linda), E. Mz. Retiro e E. M. Dulce Jotta de Souza (São João).