Mais de 100 alunos da rede municipal aldeense participam do Programa Forças no Esporte

101

A parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a Marinha do Brasil, por meio da Base Aérea Naval (BAeNSPA) e do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN), beneficia mais de 100 alunos da rede municipal de ensino. O Programa Forças no Esporte (PROFESP), que tem como objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, atende estudantes da E. M. Profª Miriam Alves de Macedo- Cívico-Militar.

A iniciativa promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. As turmas de alunos participantes foram divididas entre a BAeNSPA, às terças e quintas, e o CIAAN, às segundas e quartas.

Por meio da Coordenação de Educação Preventiva, a Secretaria Municipal de Educação promoveu reuniões de planejamento para o ano letivo de 2024 e também encontros com os pais e responsáveis dos alunos que participam do projeto.

“A parceria da Secretaria de Educação com o programa iniciou em 2015. Somos muito gratos à equipe PROFESP por proporcionar aos nossos alunos momentos únicos de aprendizado e novas perspectivas.  O PROFESP é um divisor de águas na educação Aldeense”, comentou a coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa.

A diretora adjunta da E.M Profª Miriam Alves de Macedo Cívico-Militar, Roselene Espindola, também falou sobre a iniciativa. “Os alunos amam participar do programa. Temos uma fila de espera para próximas etapas. O PROFESP, além de oferecer o acesso a modalidades esportivas, também agrega valores essenciais à formação do estudante”, disse.

Fotos: Divulgação/PMSPA

O Programa Forças no Esporte é destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, entre 6 e 18 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. O PROFESP tem por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.