Transformando a Educação: Experiências Inspiradoras em São Pedro da Aldeia

Sem título

Na tarde de ontem (10/04), as coordenadoras Juliana e Sílvia receberam uma menção honrosa na Câmara dos Vereadores de São Pedro da Aldeia, em reconhecimento ao seu excepcional trabalho e dedicação à causa da Educação Escolar Quilombola e Antirracista.

A seguir, compartilhamos algumas das conquistas incríveis que têm sido alcançadas em São Pedro da Aldeia, especialmente na área da Educação Escolar Quilombola e Antirracista.

Desde 2021, as coordenadoras Juliana Pacheco e Sílvia Rohem têm liderado uma jornada transformadora na Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no quilombo da Caveira. Iniciaram sua missão com o objetivo claro de construir um currículo diferenciado e fornecer formação contínua aos professores, abrangendo desde a creche até o 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Percebendo a importância de difundir essa abordagem por toda a rede municipal, em 2022, criaram o curso de formação continuada “Educação Antirracista”, preparando os educadores para combater o racismo no ambiente escolar. Além disso, ofereceram formações específicas para a equipe da escola quilombola, assim como para as famílias dos alunos. No mesmo ano, organizaram o 1º Seminário de Educação Escolar Quilombola de São Pedro da Aldeia.

A expansão de sua atuação em 2023 resultou na Coordenação de Educação Escolar Quilombola e Antirracista. Além das formações mensais em Educação Antirracista, passaram a participar ativamente das formações em todos os níveis de ensino, bem como em encontros de supervisão, inspeção e orientação. Realizaram o Projeto “Quem Somos? As origens de nossa identidade”, visando fortalecer a identidade dos alunos e alunas e promover a conscientização sobre o respeito às diferenças.

Outra realização significativa foi o 2º Seminário de Educação Quilombola de São Pedro da Aldeia, um espaço de reflexão e difusão de pesquisas sobre a Educação Quilombola na região.

A coordenação continua oferecendo suporte à Escola Quilombola, inclusive com a construção de um site que servirá como fonte de material pedagógico para os docentes e acervo para a comunidade. Além disso, produziram materiais para o ensino das relações étnico-raciais em toda a rede, como o manual de como trabalhar o “Dia dos Povos Indígenas” e o “Dia da Consciência Negra”.

Estamos extremamente orgulhosos do trabalho desenvolvido por Juliana, Sílvia e toda a equipe envolvida nessas iniciativas. Esses esforços não apenas enriquecem o ambiente educacional, mas também contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Junte-se a nós nessa jornada de transformação!

Parabéns, coordenadoras Juliana Pacheco e Sílvia Rohem! Esses esforços não apenas enriquecem o ambiente educacional, mas também contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.