São Pedro da Aldeia realiza 1º Encontro Presencial da Formação Continuada do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

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A Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia promoveu, no último sábado (23/08), o 1º Encontro Presencial da Formação Continuada do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O evento reuniu cerca de 180 profissionais da Educação, entre professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, equipe técnico-pedagógica da SEMED, diretores escolares e equipe de suporte à docência.

A formação integra os Elementos Técnicos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com carga horária total de 96 horas distribuídas em trilhas formativas, encontros on-line, atividades na plataforma digital e encontros presenciais no Centro Municipal de Formação Continuada.

Estrutura da Formação

As trilhas formativas foram organizadas de acordo com os diferentes públicos:

  • 1º e 2º anos: foco na alfabetização;
  • 3º ao 5º anos: recomposição das aprendizagens;
  • Diretores: gestão pedagógica e liderança escolar;
  • Equipe técnico-pedagógica: planejamento e supervisão de práticas docentes;
  • Equipe técnica da SEMED: políticas públicas, monitoramento e suporte às unidades escolares.

O encontro aconteceu na Escola Municipal Profª Maria Celeste de Campos, no bairro Baixo Grande.

Durante o evento, os participantes foram recepcionados com um momento especial de acolhida, marcado pela integração entre os profissionais da rede. Logo após, desfrutaram de um café da manhã preparado com carinho, que proporcionou um ambiente acolhedor e favorável à troca de experiências entre professores e equipes pedagógicas.

Na sequência, aconteceu a apresentação da equipe de agentes multiplicadores, que conduzirá as trilhas formativas do CNCA no município. Esse momento foi fundamental para aproximar os participantes dos formadores e reforçar o papel estratégico de cada um dentro do processo de formação continuada.

Para fortalecer ainda mais os vínculos, foi realizada uma dinâmica coletiva, que incentivou a participação ativa e colaborativa, destacando a importância do trabalho em equipe para o sucesso do programa.

Em seguida, os presentes acompanharam o detalhamento da organização do curso CNCA, com a explanação sobre a carga horária, os objetivos pedagógicos, as etapas formativas e a metodologia que será utilizada ao longo dos encontros. Essa apresentação permitiu alinhar expectativas e esclarecer dúvidas, garantindo maior engajamento dos profissionais.

O encontro foi concluído com a divisão dos participantes em suas trilhas formativas específicas, de acordo com a área de atuação de cada um. Esse momento marcou o início efetivo da caminhada prática do programa, criando espaços de diálogo mais direcionados às necessidades e desafios de cada segmento da rede municipal de ensino.

A Secretária de Educação destacou o compromisso da gestão com a alfabetização e a qualificação dos profissionais:

💬 “A Formação Continuada do CNCA representa um passo importante para fortalecermos a alfabetização em nossa rede. Cada professor é peça essencial nesse processo, e ver o engajamento da equipe nos motiva a seguir investindo na valorização e qualificação dos nossos profissionais, garantindo às nossas crianças o direito de aprender na idade certa.”
— Danielle Correa, Secretária Municipal de Educação

A secretária adjunta pedagógica de Educação, Wania Dias, e a coordenadora geral de Políticas Pedagógicas da SEMED, Cassiane Couto, estiveram presentes no evento. Ambas demonstraram grande entusiasmo com o primeiro encontro, ressaltando o comprometimento dos profissionais da rede e a importância da formação para fortalecer as práticas pedagógicas voltadas à alfabetização e à recomposição das aprendizagens:

💬 “Foi uma experiência muito enriquecedora poder acompanhar de perto o engajamento dos nossos professores e equipes de formação. Esse encontro reforça que estamos no caminho certo, unindo forças e construindo coletivamente uma educação de qualidade, alinhada às necessidades reais dos nossos alunos. Valorizamos a alfabetização como um direito fundamental, que sustenta toda a trajetória escolar e acompanha o aluno por toda a vida.”
— Wania Dias, Secretária Adjunta Pedagógica de Educação

💬 “O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada vem para fortalecer ainda mais o trabalho que já realizamos em nossa rede. É muito motivador ver a dedicação de cada participante, pois sabemos que o impacto desse esforço coletivo se refletirá diretamente na aprendizagem das nossas crianças. Estamos muito confiantes nos próximos passos dessa formação.
— Cassiane Couto, Coordenadora Geral de Políticas Pedagógicas

Agentes Multiplicadores

O município conta com uma equipe dedicada à condução das formações:

  • Coordenação Municipal do CNCA: Vânia Gonçalves
  • Apoio Técnico: Bárbara Viana, Juliana Carvalho e Ana Janaína
  • Trilhas Formativas: Cristina Rigueira, Alexssandra Santana, Jucelia Rodrigues, Paola Nunes, Leila Peres, Maria Cedro, Soraia Couto, Cristiane Moares, Evana Pares, Denise Cunha, Jardel Silva, Daniela Polonini e Carmem Farias.

Objetivos do Programa

O CNCA busca garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa, por meio de ações que envolvem: Formação continuada de professores e gestores; Ampliação da infraestrutura pedagógica, com distribuição de livros e implementação de cantinhos de leitura; Monitoramento e avaliação do aprendizado, com destaque para a participação em avaliações externas como o SAEB e o Alfabetiza RJ; e Incentivo à valorização de práticas pedagógicas inovadoras, por meio de premiações como o Prêmio Sheila Attala e o Prêmio Magda Soares.

Depoimentos

💬 “A formação foi excelente! As propostas foram desafiadoras, gerando trocas muito significativas. Parabéns pela mediação e organização.
— Elizângela Rigueira, Supervisora Pedagógica, que atua na Escola Municipal Carlota Rocha da Silva.

💬 “Foi um momento muito gratificante poder estar junto aos nossos professores e demais profissionais da rede de ensino, aliando a teoria dos encontros on-line e das atividades propostas pela plataforma com a prática pedagógica, além de traçar estratégias em prol de uma Educação Pública de qualidade. Foram abordadas as habilidades do SAEB, a partir dos resultados dos Simulados aplicados aos alunos. Houve muitas trocas de experiências entre os pares, o que nos faz acreditar que, juntos, podemos dialogar e enriquecer nossos conhecimentos.
— Vânia Gonçalves, Coordenadora dos Anos Iniciais e Articuladora Municipal do CNCA

Próximos Passos

Os próximos encontros presenciais da Formação Continuada do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) já estão programados e acontecerão conforme calendário definido em conjunto com os grupos de formadores. Cada encontro terá como objetivo aprofundar os estudos iniciados, ampliar o repertório pedagógico dos profissionais e consolidar as práticas discutidas durante a formação.

A proposta é que os encontros presenciais, somados às atividades on-line na plataforma da FGV e às visitas dos formadores às unidades escolares, possibilitem um processo formativo contínuo, articulando teoria e prática. Dessa forma, cada professor, gestor e equipe pedagógica poderá vivenciar estratégias didáticas inovadoras e adaptadas às necessidades da rede municipal de ensino.

Além disso, o programa prevê momentos de avaliação e monitoramento, com acompanhamento das práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula e compartilhamento de experiências entre pares. O objetivo é garantir que o aprendizado construído coletivamente se reflita de forma concreta na melhoria da alfabetização e da recomposição das aprendizagens dos estudantes aldeenses.

Com essa iniciativa, São Pedro da Aldeia reafirma seu compromisso com a qualificação dos profissionais da educação, fortalecendo o trabalho colaborativo e assegurando que cada criança tenha acesso a uma educação pública de qualidade. Em articulação com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a União e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o município segue empenhado em promover políticas educacionais eficazes e sustentáveis, que garantam o direito de aprender e alfabetizar todas as crianças na idade certa.