São Pedro da Aldeia promove seminário de prevenção contra a violência à mulher

Foto-Livio-Campos-2-600x338

O município de São Pedro da Aldeia promoveu o seminário “A Escola como Espaço de Prevenção contra a Violência à Mulher”, em cumprimento à Lei 14.164/21, que criou a Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher. O evento foi realizado pela Secretaria de Educação, por meio da Coordenação de Educação Preventiva, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

O seminário buscou qualificar os profissionais da Educação participantes como multiplicadores de todas as informações apresentadas. Na ocasião, foram realizadas duas palestras e apresentações artísticas do ballet municipal da Escola de Artes, com a equipe do professor Ramires Menezes, além da performance da atriz Renata Brito e preparação do ator e bailarino Fabiano, da Secretaria de Cultura.

O público foi formado por profissionais da Secretaria Municipal de Educação, coordenadores, formadores de equipe de assessoramento pedagógico e gestores escolares; servidores da Secretaria Municipal de Saúde, com representação do Ambulatório de Saúde Mental e NAVI, com a assistente social Jaqueline Stoduto e psicóloga Jéssica Abreu, OAB, Patrulha Maria da Penha e representantes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Luciana de Oliveira, Paula Azevedo, Fernanda Costa e Rosângela Almeida, além das equipes técnicas dos CRAS.

A primeira palestra do dia abordou o tema “Maria da Penha nas Escolas – A Importância da Escola no Combate a Violência Doméstica Contra a Mulher” e foi ministrada pela advogada Tereza Muniz Tenan. A programação também ofereceu a palestra “Os Reflexos da Violência Doméstica no Ambiente Escolar”, com a pedagoga e psicóloga Madelaine Corrêa.

Emocionada, a advogada Tereza Muniz Tenan falou sobre a importância do tema. “É gratificante ver as pessoas interessadas no tema e essa política de combate à violência doméstica nas escolas foi tudo o que nós sonhamos e lutamos; para que a educação seja realmente o local onde as crianças, que têm violência em casa, sejam acolhidas, que saibam o que fazer, o que procurar, a rede de proteção, os familiares. É muito importante e gratificante, enquanto profissional, ver que São Pedro da Aldeia está nesta luta, assim como a nossa região e nosso estado. Muito obrigada São Pedro e a todos os profissionais deste evento, por essa luta”, declarou

A pedagoga e psicóloga Madelaine Corrêa destacou a importância da desconstrução dessa violência nos lares. “A mudança desses conceitos e realidades, principalmente do combate à violência contra a mulher, vai acontecer a partir da conscientização do que é violência, qual a gravidade disso, as consequências e principalmente capacitação. Quando eu me capacito, me torno um profissional melhor e os alunos vão poder sentir esse reflexo da conscientização. A violência contra a mulher existe, é uma realidade que não podemos ignorar; então estes eventos e ações vêm para mudar realidades. Da mesma forma que isso foi construído, ao longo de muitos anos, pode ser desconstruído também. Essa desconstrução e nova construção de realidade vai partir de uma educação e de uma conscientização”, afirmou.

O evento contou com a participação da secretária municipal de Educação, Sheila Atalla, do assessor da Secretaria de Governo, Edmilson Bittencourt, dos vereadores Mislene de André e Fernando Mistura, entre outras autoridades. “O prefeito Fábio do Pastel deixa bem claro a importância e a liberdade de ação, por meio da Secretaria de Educação, de levar essa demanda até as escolas, esclarecendo aos alunos e aos pais, e também aos CRAS da Assistência Social, além de dar total apoio à Patrulha Maria da Penha, que faz essa ronda nas escolas, falando sobre o enfrentamento da violência contra a mulher, pois é inadmissível viver, na atualidade, esse cenário violência doméstica”, disse Edmilson Bittencourt.

Para a coordenadora de Educação Preventiva do município, Maria Regina, o debate é de suma importância para o município. “Sabemos que os reflexos da violência doméstica no ambiente escolar são reais e nós, enquanto educadores, precisamos abrir um espaço para trabalhar essa temática. Com a lei 14.164/21,  torna-se obrigatoriedade incluir no currículo da educação básica conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança, o adolescente e a mulher”, explicou.

O diretor da Escola Municipal Vinhateiro, Gelcimar Santos, falou sobre a iniciativa. “É muito importante que tal essência seja trabalhada aqui com os diretores escolares. O objetivo maior é que nós trabalhemos nas escolas, para que nossos alunos possam trabalhar em casa, conscientizando os seus pais. Parabéns aos organizadores do projeto”, declarou Gelcimar.

A diretora do Departamento de Direitos Humanos, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Luciana de Oliveira, ressaltou a importância de levar a temática para as escolas. “É extremamente gratificante trabalhar em rede e poder levar uma temática tão relevante e uma proposta de projeto como o ‘Maria da Penha vai à escola’. Precisamos ensinar os nossos meninos a não exercer a violência e ensinar as meninas a se empoderarem”, afirmou Luciana.

Na oportunidade, o guarda civil municipal Thiago, da Patrulha Maria da Penha, compartilhou a atuação de apoio no dia a dia, que faz com que as mulheres se sintam mais seguras para fazer as suas denúncias, e ressaltou também o apoio da Prefeitura neste trabalho de prevenção da violência contra a mulher.