A E. M. Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, do bairro Estação, está proporcionando aos alunos da rede municipal uma experiência lúdica além das salas de aula com o “Jardim Sensorial”. O projeto envolve educação inclusiva e meio ambiente, oferecendo aos estudantes oportunidades de aprendizado com a natureza por meio do desenvolvimento das habilidades sensoriais no pátio da unidade. A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Educação, Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Cultura e a Emater.

O projeto “Jardim Sensorial” foi inspirado na obra do artista plástico francês Claude Monet, que contemplava as telas que pintava nos jardins da sua residência. A atividade vislumbra um espaço de encontros de amizade e de estímulos de novas habilidades por meio da educação inclusiva, criando laços entre os alunos. O pátio da unidade foi revitalizado com uma nova horta e decorado pelos artistas plásticos aldeenses Flávio Rangel e Lobinho.

Fotos: Divulgação/PMSPA

A diretora da escola, Evana Peres, falou sobre o projeto. “O Jardim Sensorial consolida possibilidades de vivências pedagógicas, é um espaço de descobertas e de acolhimento. Percebemos a satisfação do trabalho desenvolvido pela equipe de professores e a alegria dos nossos alunos em cada atividade proposta”, afirmou.

Foto: Divulgação/PMSPA

De acordo com a professora do 5º ano, Aletourse Manhãs, o projeto é de grande utilidade para o desenvolvimento do aluno. “Nosso jardim sensorial surgiu da necessidade de criarmos um espaço de aprendizagem ativa, fora do contexto formal da sala de aula, onde todos poderão adquirir e consolidar aprendizagens, para além de desenvolver competências múltiplas, assim como contemplar as necessidades específicas de cada indivíduo, promovendo a inclusão e reorganizando um espaço pouco utilizado na escola”, disse.

O post Projeto de unidade escolar aldeense promove experiências lúdicas com “Jardim Sensorial” apareceu primeiro em Prefeitura de São Pedro da Aldeia.