Programa Saúde na Escola segue promovendo curso de noções básicas de prevenção a acidentes para profissionais da Educação

10

Desde 2023, a Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia, por meio da coordenação de Programas Federais, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (NEPS), oferece treinamento em primeiros socorros aos funcionários das escolas públicas municipais, conforme a Lei nº 12.722/2018, que exige capacitação básica em prevenção de acidentes, incêndios e primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público e privado de educação básica.

Em 2023, a capacitação foi destinada às escolas de Educação Infantil. Em 2024, a iniciativa foi expandida para as escolas do Ensino Fundamental, reforçando o compromisso com a segurança e o bem-estar dos estudantes. O objetivo é preparar os profissionais da educação para lidarem eficazmente com situações de emergência. Esta ação integra o Programa Saúde na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os treinamentos ocorrem mensalmente nas instalações da UNOPAR/SPA e, em maio, foram realizados nas Escolas Municipais Manoel Moraes e Vital Brasil. Nesses eventos, o Técnico em Segurança do Trabalho, Alexandre Costa, aborda de forma dinâmica a teoria e a prática de procedimentos em caso de incêndio, engasgo, fraturas, parada cardiorrespiratória, entre outros.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância de treinar os profissionais da educação em primeiros socorros, capacitando-os a responder rapidamente a incidentes, acidentes ou emergências no ambiente escolar. Com essas habilidades, os servidores se tornam essenciais para garantir a saúde e a segurança dos alunos, podendo prestar assistência imediata até a chegada de profissionais especializados.