Profissionais da Educação aldeense participam de encontro na Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher

300

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia realizou, nesta quinta-feira (14/03), uma roda de conversa com os profissionais da rede municipal de ensino sob o tema “A Escola como espaço de prevenção contra a violência à mulher”. A iniciativa, que faz parte da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, contou com a participação de coordenadores, formadores, equipe técnico-pedagógica, gestores escolares e professores. 

O encontro, organizado pela Coordenação de Educação Preventiva, aconteceu  na E.M Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães – Cívico-Militar e teve como objetivo sensibilizar os profissionais educadores para a problemática da violência doméstica. A Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal aldeense, também participou da reunião.

Foto: Divulgação/SEMED-SPA

O objetivo da semana é promover atividades para difundir conhecimento sobre a lei Maria da Penha e os mecanismos de assistência e denúncias existentes contra a violência doméstica, além de integrar a comunidade no combate à violência contra a mulher. A iniciativa busca, ainda, capacitar educadores, impulsionar a reflexão crítica entre estudantes, profissionais da educação e comunidade escolar sobre a prevenção e o combate à violência contra a mulher.

Foto: Divulgação/SEMED-SPA

A coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa, falou sobre a iniciativa. “Infelizmente,  muitos alunos têm a realidade da violência doméstica e a escola acaba tendo o reflexo desse triste fato. Precisamos acolher esses alunos, muitos não têm a segurança e proteção dentro de casa”, disse. 

Foto: Divulgação/SEMED-SPA

A reunião também contou com a presença da psicóloga Madeleine Corrêa, , integrante da equipe multidisciplinar do setor de Orientação Educacional da SEMED, que abordou o tema “A consciência sobre a gravidade dos atos violentos contra a mulher e o papel dos Educadores  na disseminação de informações de orientação e prevenção”.

Dessa forma, a roda de conversa e as atividades realizadas durante a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher representam um marco significativo no enfrentamento desse desafio, reafirmando o compromisso da comunidade educativa em promover uma sociedade mais justa e igualitária.

O post Profissionais da Educação aldeense participam de encontro na Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher apareceu primeiro em Prefeitura de São Pedro da Aldeia.

Galeria de Fotos