Os alunos da E. M. Luiza Terra de Andrade (Campo Redondo) e da E. Mz. José Guimarães (Porto da Aldeia) tiveram um dia de atividades lúdicas e de conscientização ambiental nesta segunda-feira (16/06), em São Pedro da Aldeia. Com o encerramento do projeto da Secretaria de Educação, “Oficinas do Amanhã: Práticas Interdisciplinares por um Futuro Sustentável”, os estudantes tiveram contato com diferentes formas de observar e preservar a natureza. O projeto celebra o mês do Meio Ambiente no município.
A secretária de Educação, Danielle Corrêa, apontou a importância da iniciativa. “Mais do que um evento, as ‘Oficinas do Amanhã’ representam o nosso desejo de construir, juntos, um futuro mais sustentável e consciente. A Educação Ambiental tem esse poder: ela conecta, inspira e transforma. E, quando vemos nossas crianças e jovens participando com entusiasmo, temos certeza de que estamos no caminho certo. Quero agradecer a cada educador, estudante, servidor e parceiro que fez isso acontecer. Que hoje a gente aprenda, compartilhe, crie e, principalmente, se encante com as possibilidades do amanhã”, afirmou.


Idealizado pela coordenadora-geral de Políticas Pedagógicas, Cassiane Couto, a iniciativa “Oficinas do Amanhã” contou com a produção de trabalhos artísticos pelos alunos da rede municipal de ensino, que estão em exibição no Centro de Formação Continuada (CEFOR), localizado na sede da Secretaria de Educação.
A coordenadora de Educação Ambiental, Thatiane Bittencourt, também participou da organização. “Essa é uma iniciativa essencial para desenvolver, desde cedo, a consciência ambiental nas crianças do 5º e 6º anos da rede municipal de São Pedro da Aldeia. A parceria entre as coordenações de Educação Ambiental e dos Anos Finais promove uma abordagem interdisciplinar que une temas como hábitos saudáveis, desmatamento e cuidado com o meio ambiente. Por meio de vivências práticas, as crianças aprendem a valorizar a natureza, repensar atitudes e cultivar um olhar mais responsável e sensível sobre o mundo ao seu redor, fortalecendo uma educação comprometida com o presente e o futuro sustentável”, apontou.


Participação dos alunos
Os alunos do 5º ano (manhã) e do 6º ano (tarde) da E. M. Luiza Terra de Andrade e 5º ano (tarde) e 6º ano (manhã) da E. Mz. José Guimarães participaram de uma visita à exposição artística dos trabalhos feitos pelos alunos, guiada pela coordenadora de arte dos anos iniciais e educação infantil, Christian Mello. Em seguida, cada turma participou de oficinas interativas e assistiram a um teatro lúdico, apresentado pela equipe da concessionária Prolagos, com o personagem Prolaguito.


O aluno inclusivo Wellington de Oliveira Wilda Júnior, de 11 anos, do turno da manhã da E. Mz. José Guimarães, foi um dos participantes mais engajados na iniciativa. Com hiperfoco em geografia, ele acompanhou de perto todas as lições apresentadas e participou ativamente das oficinas. “Foi muito divertido, incrível. Eu gostei muito da parte que aprendemos sobre o solo. É muito bom aprender. A oficina de arte foi muito educativa, foi muito top”, contou.


A professora Gabriela Casillas acompanhou a turma e contou como está sendo trabalhado o mês do meio ambiente na escola. “Nós começamos, nas escolas, a trabalhar o meio ambiente com os alunos. E, assim, eles mesmos começaram a apontar a importância da conscientização. É um projeto importante, visando o futuro dos alunos e a melhora da qualidade de vida para todos nós”, explicou.
Já a jovem Lara Mariah, de 12 anos, do 6º ano da E. M. Luiza Terra de Andrade, disse que não esperava a parte da dança e conscientização corporal nas oficinas e foi uma boa surpresa. Para ela, a atividade física pode melhorar a qualidade de vida. “Foi bom, vou querer fazer mais vezes depois. Quero participar um pouquinho de tudo”, comentou.

A professora de Língua Inglesa, Larissa Mello, destacou o papel de cada um na preservação ambiental. “Eu sempre converso com os meus alunos sobre a importância de saberem o papel deles como cidadãos globais. Queremos despertar neles essa consciência e essa reflexão sobre cuidar, reaproveitar, reutilizar e proteger o lugar onde eles vivem”, relatou.
Oficinas interativas
Os alunos puderam participar de oficinas práticas e divertidas. Em uma das salas, a formadora Teresa Zambrotti e o coordenador de Geografia da rede, professor Allan Hau, levaram amostras de solos com diferentes níveis de cobertura vegetal. Na dinâmica, cada aluno regou as amostras e todos puderam observar tanto a quantidade quanto a qualidade da água que desceu de cada um. No solo com vegetação, a água desceu clara e em pouca quantidade, já em ambos solos com muito pouca ou nenhuma cobertura vegetal, a água desceu em grande quantidade e carregou bastantes sedimentos.
Na mesma sala, a coordenadora de Arte dos anos finais da rede, Rosângela Perez, apresentou aos pequenos os tipos de arte, como abstrata, figurativa, entre outras. Os alunos, então, formaram duplas e criaram obras de arte com papelão usando a técnica sustentável de encaixe, sem uso de cola.



Integrante da coordenação de Educação Ambiental, Teresa Zambrotti apontou que a ideia é incentivar o lúdico, o que acaba chamando mais a atenção dos alunos para o aprendizado. “É uma iniciativa para estimular a interdisciplinaridade no que tange os assuntos do meio ambiente. Então, é um mês importante de luta, para refletirmos o que podemos fazer para melhorar. É importante começar na base, com os pequenos, que são multiplicadores de informação, para estimularmos essas práticas”, contou.
Também foi oferecida uma oficina prática de conscientização de alimentação saudável e de atividade física para melhora da qualidade de vida, com a professora convidada Mayane Ribeiro. Os alunos participaram de exercícios de consciência corporal e de dança.
O projeto é realizado em parceria com a Coordenação dos Anos Finais e, participaram da organização da oficina, os coordenadores de Educação Física da rede, Murilo Khede e Fabiana Cedro. O coordenador dos Anos Finais, Igor Salles, apontou a interdisciplinaridade do projeto. “A gente promoveu essas oficinas aqui na Secretaria de Educação, envolvendo a interdisciplinaridade com a educação física, a conscientização de alimentação saudável, a prática de atividades físicas e como isso contribui para o meio ambiente. Também tivemos oficinas com professores de geografia e de arte, com materiais reciclados, com a importância da vegetação para o solo. Então, foram diversas oficinas voltadas para o meio ambiente”, relatou.


