Os servidores da Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia passaram por um treinamento básico de primeiros socorros nesta segunda-feira (21/10). A ação aconteceu no auditório do CEFOR, na sede da pasta, e foi voltada para a capacitação de motoristas e monitores da rede municipal de ensino. Na ocasião, estiveram presentes a secretária de Educação, Danielle Corrêa, e a secretária adjunta, Elaine Mendes.

A iniciativa foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), da Secretaria Municipal de Saúde. O treinamento foi oferecido pelo profissional de segurança do trabalho e acadêmico de enfermagem, Alexandre Costa. A Lei nº 13.722/18, também conhecida como Lei Lucas, foi um ponto importante abordado na capacitação.

Fotos: Denis Costa

Durante a ação, os servidores aprenderam técnicas de primeiros socorros como massagem cardíaca, ventilação e desobstrução das vias respiratórias, voltados para o atendimento a crianças e adolescentes.

A secretária de Educação, Danielle Corrêa, falou sobre a iniciativa. “A capacitação dos nossos servidores com o treinamento básico de primeiros socorros é de grande valor para melhor atendermos nossas crianças e adolescentes. Saber como agir durante uma situação de emergência pode salvar uma vida e evitar uma tragédia. Desejo a todos os servidores uma boa capacitação e tenho certeza que isso será de grande serventia para o município”, disse.

Fotos: Denis Costa

O profissional Alexandre Costa destacou a importância da capacitação profissional em primeiros socorros. “É fundamental que todos estejam preparados, porque nós não sabemos em qual momento uma criança pode se acidentar, não só a criança, mas o adulto também. Então é importante nós termos a técnica do suporte básico de vida, que é um treinamento simples, porém é importantíssimo e, quando nós aplicamos de maneira correta, nós salvamos vidas”, afirmou.

Fotos: Denis Costa

O monitor César Guimarães ressaltou o aprendizado durante a capacitação. “Tem muitos motoristas, monitores, que não sabem, em um devido momento de risco, um engasgo de uma criança, realizar o primeiro socorro. E hoje esse treinamento foi ótimo. Eu parabenizo toda a equipe que veio aqui para dar essa capacitação. Foi muito bom mesmo, muito aprendizado para nós, como monitores do transporte escolar e motoristas também”, falou.

O post Motoristas e monitores do transporte escolar aldeense passam por treinamento de primeiros socorros apareceu primeiro em Prefeitura de São Pedro da Aldeia.