Na E. M. Paulo Roberto Marinho, receita e negócio caminham juntos na Hamburgueria da Leitura! 🍔✨
Ensinar a fazer hambúrguer na sala de aula tem uma função pedagógica incrível, que combina a compreensão de gêneros textuais, no caso, receita, e aprendizado prático na cozinha com habilidades empreendedoras. E o resultado foi um sucesso absoluto na escola! Os alunos se envolveram desde o início, desde a criação da propaganda até a montagem dos cardápios, a apropriação das instruções e o preparo dos pratos deliciosos.
A apresentação e condução pedagógica ficaram por conta da professora Eliane Damasceno, que conduziu tudo com maestria. E não parou por aí! Para reconhecer os esforços dos alunos que participaram, teve até uma Comissão Julgadora. Afinal, aprender pode ser uma experiência saborosa!
Os alunos da turma 500 não apenas aprenderam a preparar hambúrgueres, mas também adquiriram conhecimentos sobre alimentação saudável, desenvolveram habilidades de empreendedorismo, marketing e gestão de negócios, promoveram o trabalho em equipe e a criatividade, e ganharam consciência sobre o mercado e responsabilidade social.
E, nesta última sexta-feira (29/10), tivemos o privilégio de receber, na SEMED, a visita de uma parte da equipe responsável pela produção de hambúrguer na escola. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Setor de Nutrição. Foi uma experiência marcante!
E você sabia? A origem do hambúrguer é incerta, mas a versão atual data do século 19, trazida por imigrantes alemães para os EUA como um bolo de carne cozido servido com cebolas e pão, razão pela qual o primeiro nome dessa iguaria foi de “hamburg steak”, o bife de Hamburgo. Atualmente, o hambúrguer possui uma infinidade de sabores e se tornou uma paixão nacional.
Parabéns a todos os envolvidos por essa experiência educativa deliciosa!