Celebrando a Diversidade das Matrizes Africanas na E. Mz. Capitão Costa! 🎶🇿🇦
A riqueza e a diversidade das matrizes africanas têm uma importância inegável ao redor do mundo. Ao longo dos séculos, a dispersão africana espalhou elementos culturais e musicais que influenciaram profundamente os estilos locais em várias regiões.
Neste mês de outubro a culminância do projeto “Quem somos? As origens da nossa identidade” foi na E. Mz. Capitão Costa gerou frutos incríveis, graças ao esforço dedicado dos alunos e professores da unidade do bairro da Cruz, que exploraram as habilidades na prática, em sala de aula.
No 6º ano, os alunos apresentaram vídeos sobre música, ritmo e instrumentos, confeccionando instrumentos da cultura afro-brasileira. O professor Ericson orientou a turma 602 na exploração da história e produção das Bonecas Abayomi.
No 7º ano, os alunos mergulharam nos estilos musicais samba e axé, conhecendo grandes cantores desses gêneros e expressando sua criatividade na produção de cartazes, além de demonstrarem suas habilidades de dança na culminância.
No 8º ano, o estilo rap foi o foco, com debates em sala de aula sobre a luta e resistência presentes nas letras do grupo Racionais MC’s. Os alunos também criaram um mural dedicado ao rap e ao Racionais MC’s, com frases famosas do grupo.
Já na turma do 901, os alunos produziram um incrível painel de desenho, representando personagens de vários estilos musicais da cultura afro-brasileira.
O encerramento do projeto foi um verdadeiro espetáculo, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o grupo Vadeia Aldeia, com atividade de musicalidade e uma emocionante apresentação do Samba de Coco, um ritmo tradicional de origem africana e indígena.
O Projeto está acontecendo mensalmente em uma escola da nossa rede, com o apoio da coordenação dos Anos Finais do Ensino Fundamental e da coordenação de Educação Escolar Quilombola e Antirracista da Secretaria Municipal de Educação de São Pedro Aldeia em conjunto com a equipe da unidade escolar.
Parabéns aos alunos, professores e equipes por esse projeto incrível que celebra a riqueza das matrizes africanas!