Formação Continuada Reforça Práticas Pedagógicas na Educação Infantil da Rede Municipal

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A Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia, por meio da Coordenação de Educação Infantil, vem promovendo formações continuadas voltadas aos professores da Educação Infantil da Rede Municipal. Os encontros do mês de abril, realizados em datas distintas para docentes da Creche e do Pré-Escolar, aconteceram de forma online este ano. Esses encontros foram momentos de aprofundamento, troca de experiências e alinhamento pedagógico, com foco na qualificação das práticas educativas.

No dia 9, quarta-feira, foi realizada a formação para os docentes das turmas de creche, com o tema “A organização do espaço e a relação com o fazer docente na creche: A intencionalidade da ação pedagógica através das interações, brincadeiras e do registro do grafismo”. A formadora Natália Agnes conduziu o encontro, destacando a importância da evolução do desenho infantil e dos espaços de aprendizagem no cotidiano das crianças.

Pensar a organização do espaço é pensar nas possibilidades que criamos para as crianças explorarem, descobrirem e darem significado ao mundo ao seu redor. Quando o professor compreende a intencionalidade pedagógica por trás das interações e do grafismo, ele potencializa o desenvolvimento integral dos pequenos”, destacou a formadora Natália Agnes.

Durante a formação, os professores puderam refletir sobre a organização dos ambientes escolares como recurso essencial para favorecer o desenvolvimento integral, a autonomia e a expressão das crianças.

Já no dia 10, quinta-feira, foi a vez dos professores do Pré participarem do encontro formativo com o tema “Avaliação na Educação Infantil: Práticas que valorizam o protagonismo infantil”. A formadora Thatianny Farias abordou a relevância do registro pedagógico na construção dos relatórios individuais e na avaliação da aprendizagem baseada nas experiências vividas pelas crianças.

Avaliar na Educação Infantil não é simplesmente medir, mas observar e compreender a criança em sua totalidade. O olhar atento e o registro pedagógico são fundamentais para reconhecer o protagonismo infantil e acompanhar os processos de aprendizagem com sensibilidade e escuta ativa. Isso é o que faz a diferença em nossa prática pedagógica”, afirmou Thatianny Farias.

O encontro incentivou os educadores a valorizar o protagonismo infantil e a observar atentamente o desenvolvimento de cada aluno em suas múltiplas dimensões.

A formação continuada tem se consolidado como uma ação estratégica da SEMED para o fortalecimento da Educação Infantil. Segundo a Coordenação de Educação Infantil, esses momentos visam promover a atualização dos saberes, o desenvolvimento de competências pedagógicas e a melhoria constante das práticas em sala de aula, garantindo uma educação de qualidade desde os primeiros anos escolares.

A SEMED reafirma seu compromisso com a construção de uma infância respeitada, ouvida e estimulada por meio de práticas pedagógicas reflexivas e intencionais.

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