A E. M. Francisco Paes de Carvalho Filho realizou a 4ª oficina do Projeto de Ecoliteratura, uma ação integrante do programa EcoEscola – Educação Ambiental na Prática, que tem como proposta unir literatura e meio ambiente em um processo criativo, reflexivo e transformador.
A oficina foi desenvolvida com a Turma 703, sob a coordenação da Equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, representada pela coordenadora professora Thatiane Bittencourt e pela formadora professora Teresa Zambrotti.



Fotos: Divulgação SEMED/SPA
O evento também contou com a participação da Coordenadora da Educação Escolar Quilombola e Antirracista da SEMED, Sílvia Rohem, que trouxe contribuições relevantes sobre a valorização da cultura afro-brasileira e a importância de integrar as pautas ambientais à luta por equidade e justiça social. Em sua fala, abordou conceitos e reflexões sobre discriminação, intolerância e estereótipos, problemáticas ainda muito presentes na sociedade atual.
Além disso, tivemos a presença especial da escritora Alda Druta, autora do livro “Lulu Quilombola”, obra que resgata memórias, ancestralidades e identidades quilombolas por meio da literatura. Sua participação inspirou alunos e professores ao destacar a força das narrativas que unem literatura, identidade cultural e preservação ambiental.
Esse diálogo enriqueceu a oficina de Ecoliteratura, mostrando como as histórias podem germinar consciência crítica, fortalecer a autoestima dos estudantes e contribuir para uma educação mais inclusiva, diversa e sustentável.
📖 Literatura a serviço do meio ambiente
A ecoliteratura promove a conscientização ambiental por meio de poemas, contos, romances, crônicas, fábulas e outros gêneros literários. O projeto busca sensibilizar os estudantes para a relação entre ser humano e natureza, refletir sobre os impactos ambientais da ação humana e incentivar mudanças de atitude em direção à sustentabilidade.
Entre as práticas realizadas estão: Leituras coletivas de obras que abordam natureza, ecologia e sustentabilidade; Produções autorais de poesias, contos, cordéis e ilustrações; Atividades interdisciplinares envolvendo ciências, geografia, história e artes; e Socialização dos trabalhos em saraus, varais de poesia e apresentações culturais.



Fotos: Divulgação SEMED/SPA
🌳 Inspiração literária
Na oficina, os alunos tiveram contato com trechos da obra “O homem que plantava árvores”, de Jean Giono, refletindo sobre valores humanos, o papel da natureza como personagem literária e as possibilidades de inspiração para práticas pedagógicas ambientais.
O momento também trouxe referências de autores como Ailton Krenak, que destaca a necessidade de resgatar o encantamento e a conexão com a Terra, e Carlos Frederico Loureiro, que apresenta a educação ambiental crítica como caminho para compreender a crise ambiental como um desafio civilizatório.
📌 Base legal
A iniciativa está alinhada à Lei Federal nº 14.926/2024, que tornou obrigatória a educação ambiental em todas as escolas do Brasil, incluindo temas como mudanças climáticas, proteção da biodiversidade e riscos de desastres socioambientais nos currículos da educação básica e superior.
🎯 Resultados esperados
Com a Ecoliteratura, a SEMED busca ampliar o repertório cultural e ambiental dos estudantes, desenvolver sensibilidade, empatia e respeito pela natureza, fortalecer a identidade ecológica da escola e da comunidade e formar jovens protagonistas capazes de repensar sua relação com o meio ambiente.
✍️ Produções Autorais
Além das oficinas, os alunos também estão desenvolvendo produções textuais no gênero jornalístico, orientados pelos professores Robson (Turma 900) e Fernanda Beatriz e Marcelle Letto (8º ano), ampliando as possibilidades de expressão e reflexão crítica sobre o tema.
A Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia reafirma, com este projeto, o compromisso de formar cidadãos conscientes, críticos e criativos, capazes de transformar palavras em sementes de um futuro sustentável.



Fotos: Divulgação SEMED/SPA