🌱 EcoEscola leva alunos da E. M. Antônio Vaz ao Horto Municipal para vivência prática de educação ambiental

1

Estudantes conheceram espécies nativas, aprenderam sobre compostagem e plantaram couve, alface crespa, salsa e outras hortaliças

Na tarde desta quarta-feira (14/08), os estudantes do 6º ano da Escola Municipal Antônio Vaz, no bairro Recanto do Sol, viveram uma experiência diferente de aprendizado fora da sala de aula. A turma participou de uma aula passeio ao Horto Municipal, como parte do programa “EcoEscola: Educação Ambiental na Prática”, que desenvolve atividades voltadas à conscientização e preservação do meio ambiente.

Durante a visita, os alunos conheceram de perto o funcionamento do Horto e as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, além da EMATER/Rio.

A iniciativa leva até os alunos e professores atividades que promovem a reflexão sobre o espaço urbano e rural do município, com reconhecimento e pertencimento da sociedade aldeense. As atividades incluem oficinas e trilha educativa no Horto Escola, implementação de hortas e composteira e palestras nas escolas. O circuito incluiu a apresentação de espécies nativas do município, a estufa berçário de mudas, o uso do triturador para produção de adubo orgânico e explicações sobre o trabalho de apoio à agricultura familiar.

Além de conhecer o espaço, os estudantes colocaram a mão na terra para o plantio coletivo de uma muda de ipê-amarelo e de diversas sementes de verduras e temperos, como couve, alface crespa, salsa, entre outras. Cada criança também recebeu uma muda para levar para casa, incentivando o cuidado com o meio ambiente e a arborização da cidade.

A atividade foi acompanhada pela coordenadora de Educação Ambiental da rede municipal, Thatiane Bittencourt, pela formadora Teresa Zambrotti, pelo professor de Língua Portuguesa, Gael Rodrigues, e pela inspetora de alunos, Claudia.

De acordo com Thatiane Bittencourt, a proposta é unir teoria e prática para fortalecer a aprendizagem:

“Receber os alunos no Horto Escola é uma oportunidade única para transformar o que ensinamos em sala de aula em vivência concreta. Hoje, eles puderam explorar temas como tipos de solo, sementes, compostagem, técnicas de semeadura e plantio. Essa experiência desperta curiosidade, estimula o cuidado com a natureza e amplia a compreensão sobre processos naturais. Eles voltam para a escola motivados e prontos para multiplicar esse conhecimento, ajudando a implementar a horta escolar e outras ações sustentáveis”, afirmou.

O professor Gael Rodrigues também destacou a importância da iniciativa, ressaltando que a prática reforça os conteúdos e contribui para o engajamento dos alunos nas causas ambientais:

“O projeto Ecoescola: Educação Ambiental na prática foi primoroso com a turma 603, na qual faço regência de língua portuguesa. É a oportunidade que eles têm para adquirir conhecimento também fora da sala de aula, e com outras equipes profissionais que fazem parte da comunidade aldeense. O contato com a natureza cria os mesmos efeitos dos “banhos de floresta”, uma prática terapêutica que envolve a imersão sensorial em ambientes naturais. Entre os inúmeros benefícios estão: redução do estresse, melhora no humor e promoção do bem-estar geral, tudo o que esses alunos precisam para uma boa condução da vida escolar. A diversidade de espécies e técnicas de plantio será levada em conta para ilustrar a classificação de palavras (substantivos, adjetivos e numerais) que eles vêm estudando neste trimestre. Por tudo isso, o projeto é importante e espero que a turma seja convidada mais vezes. Estamos todos gratos”, disse.

Sobre o projeto

O projeto EcoEscola: Educação Ambiental na Prática iniciou no mês março deste ano. As unidades escolares são agendadas e as atividades são realizadas de acordo com as temáticas ou projetos que os professores estão desenvolvendo. As ações ocorrem de maneira transdisciplinar.

O projeto EcoEscola permite alcançar e desenvolver políticas públicas que estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU. Esses objetivos abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, incluindo questões ambientais.

Galeria de Fotos