Criação da Unidade de Conservação da Ilha dos Macacos é tema de audiência pública em São Pedro da Aldeia

IMG-20240607-WA0271-600x277

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia fechou a Semana do Meio Ambiente com uma audiência pública a respeito da criação da Unidade de Conservação da Ilha dos Macacos, localizada no bairro São Mateus. O evento foi realizado nesta sexta-feira (07/06), na Câmara Municipal, com a participação da sociedade civil e organizada. Na ocasião, foi explicado que uma UC do tipo Refúgio da Vida Silvestre, além de gerar novas receitas ao município com o ICMS Verde, ajudará na preservação de espécies ameaçadas como o macaco bugio-ruivo e dezenas de plantas endêmicas. A iniciativa não irá intervir na atividade de agricultura local, já ordenada pelo Incra no Assentamento Ademar Moreira. O evento também foi transmitido ao vivo pelo canal da Câmara Municipal no YouTube.

O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, destacou a importância de se criar a Unidade de Conservação no município. “Nosso objetivo é preservar as espécies endêmicas e a vegetação, além de proteger o macaco Bugio, um dos símbolos do local. Agradeço ao prefeito Fábio do Pastel  pelo incentivo aos projetos de preservação”, disse.

Na ocasião, a superintendente de Gestão Ecossistêmica da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), Renata Lopes, anunciou a participação do município no projeto “Conhecer para Proteger” nas redes sociais. Os perfis oficiais irão divulgar espécies da cidade para que a população os identifique.

Também compuseram a mesa, o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Leonardo Rosa; o professor e biólogo, Flávio Antônio; a médica veterinária do Centro de Primatologia do Inea, Silvia Bahadiam; a analista ambiental da RESEX de Arraial do Cabo, Mariana Leitão; o biólogo da SUPLAJ do Inea; Fábio Mostacato Bastos e a chefe do Departamento de Políticas Ambientais e Planejamento da Prefeitura de Arraial do Cabo, Daiana Paula da Silva Cabral.

A Semana do Meio Ambiente foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Pesca em conjunto com a Secretaria de Educação, e conta com o apoio das secretarias de Turismo e de Agricultura, Abastecimento e Trabalho.

Entenda a importância da Unidade de Conservação na Ilha dos Macacos

O município recebeu um parecer técnico-científico assinado por pesquisadores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O local identificado para a Unidade de Conservação fica na região do médio Rio Una. De acordo com o documento, há no pântano do Trimumu um dos poucos fragmentos de Mata Atlântica poupados do desmatamento ordenado pelos jesuítas a partir do século XVII. O trecho da floresta madura principal é conhecido como Ilha dos Macacos, com demais trechos conectados com floresta em regeneração natural há 40 anos.

Um dos animais que vivem nessas florestas é o macaco bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans), considerado uma espécie vulnerável pela lista vermelha da União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN) e pela Portaria nº 148/2022 do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

A criação da UC também visa favorecer a preservação de mais onze espécies ameaçadas de extinção conforme a lista vermelha da flora nacional e duas dezenas de espécies de interesse conservacionista. O documento recebido pela Prefeitura ressalta, ainda, espécies consideradas novas para a ciência, como uma variação da Cannabaceae e da Malvaceae em processo de descrição, existente apenas na Ilha dos Macacos, com base em estudos realizados até o momento, entre outros.