Bem-Estar na Rede Municipal: Cuidado em Ação

2. capa

A equipe de coordenação da Orientação Educacional da SEMED/SPA, junto com as equipes de Direção, Supervisão e Orientação Educacional da Escola Municipal Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães- Cívico-Militar, deu o pontapé inicial em uma jornada incrível, guiada pelo princípio de que “Quando a gente gosta, é claro que a gente cuida”.

No sábado, 13 de abril, o Workshop “NO BAD – Sem Burnout, Sem Ansiedade, Sem Depressão” trouxe momentos enriquecedores para todos os envolvidos. O Programa Conviver 2023/2024, sob o comando do profissional André Schuindt, traz uma abordagem inovadora para o cuidado socioemocional dos adolescentes em fase escolar. Através de encontros dinâmicos e terapêuticos, busca-se criar um ambiente de convivência favorável para o desenvolvimento de habilidades emocionais e relacionais.

Com uma hora de aula dinâmica em formato de conversa de roda, o Programa promoveu a paz através de um círculo de convivência. A palestra, conduzida por André Schuindt, Psicanalista Integrativo, Terapeuta Sistêmico e Psicopedagogo Clínico e Institucional, foi um ponto alto do evento.

Com temas anteriormente abordados, como Comunicação Não-Violenta e Depressão em adolescentes, além de ansiedade e burnout, neste sábado houve uma revisão da aula anterior sobre CNV, seguida pela introdução da ansiedade, com uma dinâmica de relaxamento. Os alunos aprenderam sobre os sintomas e natureza da ansiedade, compartilharam experiências em grupos e discutiram estratégias de gerenciamento emocional, incluindo técnicas de respiração e mindfulness. O objetivo foi equipar os alunos com ferramentas para lidar com desafios emocionais, promovendo bem-estar mental e emocional.

E os resultados já são visíveis! Professores, cuidadores, pais e estudantes deram um excelente feedback sobre a experiência na E. M. Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães-Cívico-Militar. Este é mais do que um programa educacional – é um compromisso com o bem-estar integral dos alunos, pais, educadores e todas as equipes de profissionais que compõem a unidade escolar do bairro Fluminense.

Vamos continuar cuidando das pessoas com amor e dedicação. Parabéns a todos os envolvidos nessa jornada de Alma Cuidada!