WhatsApp-Image-2024-05-24-at-10.24.12-1

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação dos Anos Finais, deu início a um projeto especial intitulado “Dia de Festividades – Celebrando a Cultura Pesqueira de São Pedro da Aldeia” na E. M. Francisco Paes C. Filho (Boqueirão). O evento visou promover a valorização e preservação da tradição pesqueira, destacando sua importância histórica, cultural, social, econômica e ambiental para o município.

O projeto busca incluir toda a comunidade escolar no resgate à história e tradições das comunidades pesqueiras do município. Professores, alunos, pais e profissionais da educação participaram ativamente, ampliando seus conhecimentos sobre a tradição pesqueira local.

Fotos: Reprodução/PMSPA

O coordenador de História dos Anos Finais, Maxwell Alves, é um dos idealizadores do projeto, que tem como tema central “Do mar ao coração: celebrando a história, cultura e sustentabilidade pesqueira em São Pedro da Aldeia”. “O projeto participou do mês de aniversário da cidade e envolveu o trabalho da coordenação dos anos finais, onde cada coordenador trabalhou conhecimentos de sua disciplina, utilizando o tema ‘tradições pesqueiras e o mar’ com os estudantes da unidade escolar Francisco Paes. O objetivo foi valorizar essa comunidade tradicional tão importante, não só para a nossa economia, mas também para nossa história, cultura e a defesa/preservação ambiental de nossa laguna”, falou.

Fotos: Reprodução/PMSPA

A iniciativa envolveu os alunos do oitavo e do nono ano do ensino fundamental e contou com palestras, oficinas criativas e diferentes abordagens lúdicas, científicas e multidisciplinares acerca da cultura pesqueira em São Pedro da Aldeia. O projeto abrangeu as matérias de ciências, matemática, história, língua inglesa, língua portuguesa, artes, educação física e geografia.

Fotos: Reprodução/PMSPA

O Dia de Festividades proporcionou um encontro repleto de aprendizado e atividades práticas que reforçaram a importância da tradição pesqueira para São Pedro da Aldeia. O evento na escola do bairro Boqueirão envolveu toda a comunidade escolar em um esforço conjunto para preservar e valorizar as raízes pesqueiras do município.

O post Atividade educativa em escola do Boqueirão celebra a cultura pesqueira de São Pedro da Aldeia apareceu primeiro em Prefeitura de São Pedro da Aldeia.