Alunos de São Pedro da Aldeia participam do Proerd

Alunos de São Pedro da Aldeia participam do Proerd

Os alunos da rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia estão participando de mais uma edição do Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Educação, e o 25º Batalhão de Polícia Militar. Ao todo, 380 alunos do 5º e 7º anos do Ensino Fundamental participam do programa. 

O Proerd promove curso de quatro meses de duração, ministrado por policiais militares voluntários em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Neste primeiro semestre letivo de 2024, a iniciativa é realizada com alunos da E. M. Profª Mª Celeste de Campos (Baixo Grande), E. M. Antônio Rodrigues dos Santos (Porto do Carro), E. Mz. José Guimarães (Porto da Aldeia), E. M. Luiza Terra de Andrade (Campo Redondo) e E. Mz. Lucinda Franciscone de Medeiros (Porto do Carro).

A coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina, acompanhou as palestras. “Nosso município tem o privilégio de contar com a parceria do Proerd desde 2012 e, durante todos esses anos, tem agregado muito na vida de milhares de estudantes. O programa é maravilhoso, traz um conteúdo de abordagem que faz a diferença na formação dos nossos alunos”, afirmou. 

Fotos: Divulgação/SEMED

A diretora da E.M. Maria Celeste de Campos, Denise Cunha, comentou sobre a iniciativa. “O Proerd desempenha um papel crucial nas escolas, pois não apenas educa as crianças sobre os perigos das drogas e da violência, mas também promove valores como responsabilidade, autoestima e respeito mútuo. O impacto positivo do programa nas crianças é significativo, pois ajuda a fortalecer sua capacidade de tomar decisões saudáveis, a resistir à pressão do grupo e a construir relacionamentos positivos. Ao capacitar os jovens com conhecimento e habilidades necessárias para lidar com desafios, o Proerd contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios da vida”, comentou. 

O principal objetivo do programa é a prevenção ao uso de drogas. Também tem o intuito de encorajar as crianças em idade escolar a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência.

O policial instrutor Sargento Júlio Morgado é o responsável por lecionar as aulas. “Neste início de ano estamos atuando em nove turmas de quinto ano, onde é possível ver a alegria das crianças com os encontros e na realização das atividades. No entanto, também temos um momento especial neste semestre com a aplicação do Programa em quatro turmas do 7° ano e assim poder rever alunos que tiveram PROERD no quinto ano e ficaram felizes e encantados com esta nova oportunidade de reforçar o conhecimento”, afirmou. 

O post Alunos de São Pedro da Aldeia participam do Proerd apareceu primeiro em Prefeitura de São Pedro da Aldeia.

Galeria de Fotos