Desafio, marketing e produtividade foram alguns dos lemas que os alunos do 9º ano da Escola Municipal Professora Dulcinda Jotta Mendes Cívico-Militar, no bairro São João, abraçaram. Os jovens desenvolveram, junto à comunidade escolar, todas as etapas da criação de uma empresa pelo projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o Sebrae. O lançamento da start up de sacolé gourmet “Arelundal LTDA” foi realizado em cerimônia com a presença de autoridades municipais nesta sexta-feira (01/11).
Estratégias de Marketing
A identidade visual do projeto estava presente nos alunos, no produto e em todo material utilizado. De acordo com a aluna Jennifer Freitas, o diferencial da empresa foi o nome. “O nome da nossa empresa é Arelundal, uma homenagem aos nossos professores, e como ficou um pouco difícil de pronunciar, a gente resolveu usar um nome comercial mais fácil, bem brasileiro, que é Gela Guela. Assim, as pessoas conseguiriam falar o nome da empresa. Toda a identidade visual foi puxando para a nossa identidade cultural brasileira com as cores tropicais e o verão”, contou.
Os alunos criaram, ainda, uma conta no Instagram para a empresa (@arelundal), que será alimentada por eles durante um período, contando como foi a elaboração do projeto.
Moeda Aldeia
A iniciativa ganhou, ainda, uma moeda oficial. A moeda Aldeia possui cotação comercial, com um comparativo com as principais moedas internacionais como o Dólar, Euro, Iene e outras, além do próprio Real. Cada cédula é identificada pela República Federativa do Brasil, o valor, o brasão do município e um animal na frente; já no verso, vem o número de série, Banco Central do Brasil o valor por extenso e uma foto com o nome e o brasão da E. M. Profª. Dulcinda Jotta Mendes. Os animais retratados nas cédulas são todos da fauna aldeense e cada nota possui uma cor diferente.
A aluna Demilly Gomes contou como foi criada a moeda. “Escolhemos o nome nas aulas do professor Átila e Aline Coroa porque tem a ver com o nosso município. Fizemos a nota de 1 Aldeia com o Sagui; a de 2 com a Borboleta Gema, muito comum na nossa cidade; a de 5 com a Tainha, um dos peixes mais consumidos em São Pedro da Aldeia; e a de 10 com o Pardal. Atrás de cada cédula, colocamos a fachada da nossa escola”, destacou.
Sobre o projeto
A iniciativa multidisciplinar envolveu professores das matérias de Língua Portuguesa, Ciências, História, Geografia e Artes, como explica a professora Aline Coroa. “Foi desafiador, inovador e encantador. Unimos todos os conteúdos para falar de empreender. Na parte de História, foi abordada a lei trabalhista, falou sobre Getúlio Vargas e o regime CLT; eu entrei com as charges, texto injuntivo, estilo textual receita; já na parte de Ciências, foi colocado em pauta o protocolo de higiene, além do descarte adequado dos plásticos do sacolé e a decomposição desse material na natureza”, explicou.
Os alunos criaram uma história sobre o fundador da empresa, que veio do nordeste empreender no Rio de Janeiro. A apresentação foi baseada na obra literária Vidas Secas, de Graciliano Ramos. O aluno Michael Silva interpretou o presidente da “Arelundal LTDA”, de mesmo nome, e comentou sobre a iniciativa. “Me marcou muito, agradeço muito a todos que participaram desse projeto. Vamos entrar no Ensino Médio ano que vem e tudo o que aprendi abriu a mente. Com certeza, vai fazer a diferença no futuro. Deu vontade de empreender também”, afirmou.
Além da comunidade da unidade escolar, estiveram presentes a secretária de Educação, Danielle Corrêa; a secretária adjunta pedagógica, Wânia Dias; o assessor do gabinete do prefeito Fábio do Pastel, Edmilson Bittencourt, além de representantes do Sebrae e do projeto Cívico-Militar.
O post Alunos de Escola Municipal Cívico-Militar de São Pedro da Aldeia lançam projeto de empreendedorismo apareceu primeiro em Prefeitura de São Pedro da Aldeia.