Alunos da rede municipal de ensino recebem orientações sobre alimentação saudável e combate ao aedes aegypti

1

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa incrível promovida pela Coordenação de Programas Federais da Secretaria de Educação, a SEMED, trazendo conscientização sobre hábitos saudáveis e atitudes de prevenção a doenças e agravos para os estudantes. Desde 2007, essa política intersetorial entre Saúde e Educação tem impactado positivamente crianças, adolescentes, jovens e adultos da Educação Pública Brasileira.

Durante o período letivo, nossas 42 escolas são palco de diversas ações com temas fundamentais, como saúde bucal, alimentação saudável, higiene pessoal, combate ao bullying, obesidade infantil, prevenção do uso de álcool, tabaco e outras drogas e violência, além de verificação e atualização vacinal e cuidados contra o Aedes Aegypti.

Em maio, cinco escolas tiveram o privilégio de receber essas ações transformadoras, por meio da Coordenação de Programas Federais da SEMED, com o apoio dos representantes das Equipes de Saúde da Família (ESF), das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS). Foram momentos enriquecedores, cheios de aprendizado, trocas e até diversão!

Desta vez, as ações foram realizadas com os alunos da Creche Municipal Tia Fátima, no bairro São João, e das Escolas Municipais Professora Maria Celeste de Campos, no Baixo Grande, Paineira, no Balneário, e Francisco Paes Carvalho Filho, no Boqueirão.

A programação incluiu aplicação de vacinas, entrega de kits de escovação, orientações sobre a dengue e incentivo à alimentação saudável. A equipe entregou alimentos doados pelo CEASP e buscou mostrar a importância de uma dieta balanceada, incentivando o consumo de frutas e vegetais através de músicas e brincadeiras. Foram realizadas apresentações de fantoches, teatro e histórias para conscientizar pais e cuidadores de alunos sobre a importância da eliminação de focos do mosquito transmissor da dengue, além de dicas sobre o cuidado com a saúde bucal.

A equipe da UBS Mossoró promoveu, ainda, uma campanha de vacinação dos estudantes, pais e professores. Já as equipes da ESF Baixo Grande, da ESF São João e da UBS Balneário abordaram temas como alimentação, saúde bucal e drogas.

Por meio do PSE, as escolas podem desempenhar um papel ativo na promoção da imunização, fornecendo informações sobre o calendário de vacinação e conscientizando sobre a importância, além de facilitar o acesso às doses. “O PSE desempenha um papel fundamental ao integrar saúde e educação, o que contribui para um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo, além de estimular ações educativas sobre assuntos importantes de uma forma lúdica e interessante para os escolares”, afirmou Camile Coutinho, da Coordenação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde.

As ações do PSE acontecem mensalmente, até que todas unidades da Rede sejam contempladas. Até o fim do ano de 2024, todas as escolas municipais receberão as ações do Programa.