4ª edição do concurso cultural “Como Eu Vejo a Minha Cidade” premia alunos da rede municipal de ensino

WhatsApp-Image-2024-06-14-at-11.39.42-3-533x400

A Secretaria Municipal de Educação promoveu, na quinta-feira (13/06), a quarta edição do concurso cultural “São Pedro da Aldeia – Construindo uma nova história” entre os alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa abordou o tema “Como eu vejo a minha cidade” e abrangeu 15 unidades escolares do município. Os alunos entregaram diversas produções nos concursos de desenho, redação, poesia, música (paródia) e curta-metragem.

A premiação dos vencedores foi realizada na Escola Municipal Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães – Cívico-militar e contou com tablets, caixinhas de som, lousa digital, fones bluetooth e caixas de bombom.

As unidades escolares do município desenvolveram, durante o mês de maio,  projetos pedagógicos focados na celebração do aniversário de 407 anos de São Pedro da Aldeia. O objetivo foi promover atividades diferenciadas e lúdicas para os alunos, como forma de motivá-los a se conectar com a história da cidade.

Fotos: Beatriz Fanni

O projeto é organizado pela Coordenadoria de Educação Preventiva da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença da secretária adjunta de Educação, Wania Dias, do assessor da Secretaria de Governo, Edmilson Bittencourt, do vereador Jean Pierre, do capitão-tenente Pablo Bastos Augusto, representando a Marinha do Brasil, do sargento da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Júlio César Morgado, e do advogado e membro do Conselho Comunitário de Segurança Escolar, Sérgio Peniche.

Fotos: Beatriz Fanni

A coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa, falou sobre a iniciativa. “Criamos o concurso cultural em 2021, com o objetivo de movimentar os alunos no período tão difícil de pandemia com aulas remotas. Devido ao sucesso, estamos na quarta edição e a cada ano temos mais alunos participando e se envolvendo no projeto. Este ano, incluímos mais duas categorias para contemplar os alunos inclusos. O momento da culminância é  muito emocionante, pois é a hora de cada aluno finalista, por escola, apresentar para todos os presentes  a sua produção.  Temos muitos alunos talentosos que nos enchem de alegria. Parabéns para todos envolvidos”, disse.

Fotos: Beatriz Fanni

A diretora da E. M. Luiza Terra de Andrade (Campo Redondo), Tânia Maria Mendonça, destacou a importância do projeto para os alunos da rede municipal de ensino. “Nossa equipe se sente muito feliz em participar do Concurso Cultural realizado pela Coordenação de Educação Preventiva e muito orgulhosa dos nossos alunos que, no ano anterior e no atual, foram 1° lugar nas modalidades poesia e fotos”, destacou.

Sofia Lorosa, do 4º ano da E.Mz Pequiá (Rua do Fogo), foi a vencedora na categoria desenho e destacou o sentimento de felicidade após a conquista. “Gosto muito de desenhar e meus pais e a minha professora Margareth me incentivaram a participar do concurso cultural. Estou muito feliz de ficar em 1º lugar”, comentou.

Fotos: Beatriz Fanni

Milena Vitória Duarte, da E.Mz Capitão Costa, venceu o concurso na categoria paródia. “Achei a experiência muito incrível e nunca imaginei que ficarei em primeiro lugar . Trouxe uma experiência muito boa. Uma dica: você é capaz”, finalizou.

Participaram da 4ª edição do Concurso Cultural a E. M. Antônio Rodrigues dos Santos, E. M. Antonio Vaz Da Silva, E. M. Barnabé Mariano de Souza, E. Mz. Capitão Costa, E. M. Profª Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, E. M. Dulcinda Jotta Mendes – Cívico-Militar, E. M. Francisco Paes de Carvalho Filho, E. M. Luiza Terra de Andrade, E. Mz. Manoel Martins Teixeira, E. M. Profª Maria Celeste de Campos, E. M. Profª Maria Da Glória Dos S. Motta, E. M. Profª Miriam A. de Macedo Guimarães – Cívico-Militar, E. M. Paulo Roberto Marinho, E. Mz. Pequiá e E. Mz. Retiro.

Confira os vencedores:

Categoria I – Fofuras  da Aldeia – 1º lugar: Gael Pinheiro dos Santos (E.M Profª Carolina Nazareth) 2º lugar: Júlia Marques Pereira (E.Mz Pequiá) 3º lugar: Sophia Souza (E.M Antônio Rodrigues dos Santos)

Categoria II – Desenho I – Alunos do 1º ao 3º anos: 1º lugar: Maysa Barbosa da Silva (E.M Barnabé), 2º lugar: Enzo Cunha Mattos (E.Mz Pequiá), 3º lugar: Bryan da Conceição da Silva (E.M Antônio Rodrigues dos Santos)

Categoria II- Desenho II – alunos do 4º e 5º anos:  1º lugar: Sofia Lorosa Soares (E.Mz Pequiá) ; 2º lugar: Nina Santana Jacques Marques (E.M Profª Carolina Nazareth); 3º lugar: Julia Chaves Coutinho (E.M Paulo Roberto Marinho)

Categoria III- Música/Paródia – Milena Vitória Duarte de Azevedo Alves (E.Mz Capitão Costa)

Categoria IV – Poesia – alunos do 6º e 7º ano : 1º lugar: Camilly Vitória Vianna Cabalinni (E.M Luiza Terra de Andrade)  2º lugar: Sofia Estrella Azevedo (E.M Profª Miriam Alves de Macedo Cívico-Militar) 3º lugar: Lívia Oliveira da Conceição (E.Mz Retiro)

Categoria V– Redação 1º lugar: Beatriz Botelho Dias (E.M Profª Dulcinda Jotta Mendes Cívico-Militar)

Categoria VI – Vídeo(Curta) alunos do 8º ano– 1º lugar: Daiana da Paz Barcelos (E.M.Francisco Paes de Carvalho Filho)

Categoria VII – Educação Inclusiva: Desenho – Alice Tolentino Xavier Wentrick (E.M Profª Carolina Nazareth)

Categoria VII – Educação Inclusiva: Vídeo – Rafael Mestre Filho (E.M Miriam Alves de Macedo Cívico-Militar), Tiago Souza Santos (E.M Antônio Rodrigues dos Santos – EJA)