🌟 Conquistas Brilhantes na OBMEP 2023: Estrelas da Matemática emergem em São Pedro da Aldeia 🏅

Imagem do WhatsApp de 2024-01-05 à(s) 22.48.36_144479ae

A região Sudeste celebrou um total de 62 alunos premiados na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2023, destacando-se como um polo de excelência matemática. Entre esses talentosos estudantes, Ester Firmino Alves, aluna da Escola Municipal Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães, em São Pedro da Aldeia, brilhou ao conquistar a Medalha de Ouro, reforçando o comprometimento com a excelência acadêmica.

A OBMEP, originada em 2005, é uma competição anual voltada para estudantes de escolas públicas, abrangendo do ensino fundamental ao médio. Seu objetivo é incentivar o estudo da matemática, identificar talentos nessa área e contribuir para o desenvolvimento de habilidades científicas e tecnológicas entre os jovens.

Ester Firmino Alves não apenas assegurou a medalha de ouro nacional, mas também recebeu uma Bolsa do CNPq no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), um estímulo financeiro mensal no valor de R$300,00. Essa conquista não só reconhece a habilidade individual de Ester, mas destaca o papel crucial da escola e da família no processo educacional.

A Escola Municipal Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães foi agraciada com um Kit de material didático como reconhecimento pela performance excepcional de Ester. Além disso, a instituição será oficialmente premiada em uma cerimônia prevista para 2024. Essa vitória representa o esforço conjunto de colaboradores, professores, monitores e da direção em promover a qualidade do ensino público.

O depoimento emocionado do sr. Mauro Rosa Alves, pai de Ester, ressalta a importância da conquista para a família e para São Pedro da Aldeia. “Sempre incentivamos a Ester a dedicar-se para alcançar seus objetivos, e desta vez, esse apoio não veio apenas da família, mas também da escola, por meio de seus professores, monitores e direção. A razão pela qual isso é significativo para mim? Em nossa região, apenas dois alunos conquistaram a medalha de ouro: um da rede pública de Rio das Ostras e a Ester, representando nosso município. Isso nos enche de alegria”, disse sr. Mauro.

A fala da própria Ester enfatiza a importância de verdadeiros incentivos. “Foi uma verdadeira batalha, mas um soldado não vence uma guerra sozinho. Tenho uma imensa gratidão por todos que me motivaram; foi graças a esse apoio que me senti inspirada a buscar uma medalha. Toda a escola, desde professores até colegas, foi fundamental no meu caminho, assim como o suporte caloroso da minha família e amigos. É incrível perceber que as pessoas realmente se importam”, disse a aluna, agradecendo a todos que estiveram ao seu lado nessa jornada.

A trajetória de Ester Firmino Alves na OBMEP 2023 é um exemplo inspirador do potencial que pode ser alcançado quando a dedicação individual se une ao suporte de uma escola comprometida e de uma família motivadora. Este triunfo não é apenas de uma aluna, mas de toda uma comunidade escolar que acredita no poder transformador da educação.

Além da conquista da Medalha de Ouro por Ester Firmino Alves, a Escola Municipal Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães também se destaca com outras notáveis conquistas na OBMEP 2023. A aluna Milena de Souza B. M. Batista, da E. M. Profª Mirian Alves de Macedo Guimaraes, recebeu uma meritória Menção Honrosa, reconhecendo seu esforço e habilidades matemáticas.

A diretora da ECIM Miriam Alves, Nazareth Ventura, expressa sua honra pela vitória de Ester e destaca a importância desse feito para a escola e o município. “Este é o resultado de um trabalho diário, incansável de dedicação e incentivo de toda equipe por melhores resultados e pela busca constante de uma Escola Pública de qualidade”, disse Nazareth Ventura.

Outros três talentosos estudantes da região, Gabriel Teles da Silva Amorim e Yan Santos Borga, ambos da Escola Municipal Profª Dulcinda Jotta Mendes, e Nicolas Pereira de Andrade Cardoso, da E. M. Luiza Terra de Andrade, foram agraciados com Menções Honrosas. Esses resultados, aliados à Medalha de Ouro conquistada por Ester Firmino Alves, não apenas celebram as conquistas individuais, mas também destacam o esforço coletivo das escolas e da comunidade em promover uma educação de qualidade e estimular o interesse pela matemática entre os jovens talentos da região.